Durante muito tempo vi-me a poupar desmedidamente e sem objetivo ou fim. No entanto, o que mais me incomodava não era a falta de controlo, mas sim a ansiedade, o medo e até a vergonha de gastar. Talvez não esteja sozinha nesta experiência — e adoraria saber como vocês se sentem sobre este tema. Hoje, sinto-me um pouco mais tranquila e preparada para lidar com o dinheiro, ainda que tenha desafios a superar.
Desde pequena, lembro-me de ver a minha mãe gerir as finanças: ela levantava o dinheiro do mês e fazia o possível para que tudo coubesse dentro desse valor – era a forma dela de fazer um budget e também de reclamar se algo saia do plano que ela tinha para o mês, sabíamos que ela iria berrar e chatear-se. Devo admitir que essa abordagem moldou a minha relação com o dinheiro, e talvez seja uma das justificações de ter medo e vergonha de gastar dinheiro. Quem sabe, alguns de vocês também tenham uma experiência parecida.
A Importância de Ter um Orçamento
Já alguma vez olhaste para o saldo da conta e te sentiste perdido, talvez justificando os gastos sem muito questionamento? Este é um problema comum e, muitas vezes, confiamos apenas na nossa força de vontade para controlar as despesas — mas isso raramente é suficiente. É por isso que precisamos de sistemas que nos ajudem a manter o foco. E a primeira pergunta a fazer é:
Onde raio estou a gastar o meu dinheiro?
Sabem aquele ditado, “diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és”, no mundo do dinheiro há um parecido (ou pelo menos eu acho que há), “diz-me onde gastas e dir-te-ei as tuas prioridades”
Precisamos de conhecer a realidade, não podemos mudar o que não conhecemos.
Então vamos dividir as despesas em 4 categorias
- Despesas Fixas – Renda, Àgua, Luz, Comida..
- Investimentos – PPR, Certificados, ETF
- Poupanças de Curto Prazo – Fundo de Emergência, Férias, TV nova…
- Gasto Sem Culpa – Comer Fora, Cinema…
Aqui está um link para um excel para ajudar. E com alguns guias de quanto devemos alocar a cada coisa.
Automatizar as Finanças: O Sonho de uma Vida sem Preocupações
Um sonho meu é que tudo aconteça automagicamente na minha vida e principalmente nas minhas finanças – eu gosto mais de viver a vida do que me preocupar se paguei a MEO 🤷♀️, não sei se sentem o mesmo!
Por isso, automatizar as minhas finanças foi uma coisa que achei importante e merecedor da minha atenção.
Aqui está como organizei as minhas contas (longe da perfeição) :
- Conta do Salário
- Conta Poupança
- Conta das Despesas
- Conta Paga cartões
- Corrector – investimentos
Cada uma destas contas tem um papel específico, e todas estão interligadas ao meu orçamento.
- Conta Poupança neste momento é a que gosto menos, e que me causa menos conforto. Estou a usar a Trade Republic, mas como disse gosto de ter tudo automatizado, e infelizmente não consigo ter micro poupanças nesta conta. Eu sei que existem opções com essa vantagem mas com perda do juro que me parece mais desvantajoso. 😵💫 Então tive de criar um pequeno excel onde aloco a cada categoria – eu sei mau.
- Paga cartões, é exatamente para isso para pagar cartões de crédito 😜 – PAGO 100% sempre!!! Uso cartões de crédito essencialmente pelo cashback(apesar de momento não estar a usar) ou para compras que não aceitem débito nem paypal.
- Conta das despesas, eu uso o moey porque adoro não pagar e porque as transferências são imediatas. Aproveito o que eles chamam de Goals(objectivos) e mix de conta à ordem e método do envelope, em que aloco o dinheiro em diferentes categorias de despesas.
A Automatização em Prática
A minha conta de salário é a primeiro sitio do dinheiro, e com base no meu orçamento, configuro transferências automáticas para as outras contas no início de cada mês. Como o orçamento varia pouco, consigo sempre deixar uma pequena folgazita para cobrir imprevistos.
Sim, tenho duas contas com algum dinheiro para eventualidades a Paga Cartões e a do Salários, assim estou sempre salvaguarda.
Assim, sem eu dar por ela estou a poupar dinheiro, investir a pagar tudo a tempo sem PENSAR e sem me preocupar. Parece quase magia quando vejo o saldo da corretora aumentar!
Acreditem automatizar mudou a minha vida e trouxe uma sensação de liberdade em relação ao dinheiro.
E vocês? Como gerem as vossas finanças em casa?
Atentamente,
Ana